quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Em busca do penta, elencos de Corinthians e Vasco têm equilíbrio em número de campeões


Corinthians e Vasco entram em campo no domingo em busca do pentacampeonato brasileiro. Na tabela, a vantagem é corintiana, já que os dois pontos à frente dos cariocas dão a tranquilidade da confirmação da taça com um simples empate. Na experiência dos elencos em levantar o maior troféu nacional, porém, a situação é de equilíbrio: cinco atletas de cada lado já deram a volta olímpica como vencedores do Campeonato Brasileiro.

Pelo Corinthians, Júlio César, Bruno Octavio, Danilo, Adriano e Emerson buscam mais um título do torneio na carreira. No Vasco, Felipe, Juninho Pernambucano, Éder Luís, Leandro e Márcio Careca ainda sonham em repetir feitos anteriores.

Do lado do clube paulista, dois jogadores criados no "terrão" estiveram presentes no tetra, em 2005: o goleiro Júlio César, titular do time atual e um dos reservas de Fábio Costa há seis anos, e Bruno Octavio, presença constante na época de Antônio Lopes, mas que não jogou nem um minuto sequer na atual campanha.

Outro bicampeão pode ser Danilo, que venceu o Brasileiro de 2006 pelo São Paulo e foi peça importante do time de Tite - suspenso, ele não enfrenta o Palmeiras no jogo decisivo. Adriano, principal contratação corintiana para a temporada, jogou pouco, fez um gol importantíssimo diante do Atlético-MG e pode repetir o título que conquistou com o Flamengo em 2009. Já Emerson Sheik, que também suspenso está fora do dérbi, entra para a história se o Corinthians for campeão: ele será o primeiro tri com três clubes diferentes depois de levar pelo Fla há dois anos e pelo Fluminense na temporada passada.

"O grupo junta a experiência com uma molecada querendo ganhar esse título", analisa o técnico Tite, que terá só um campeão, Júlio César, começando como titular na partida de domingo. "Eu penso nisso todo dia. Porque a gente trabalha e sabe a dificuldade que é ser campeão brasileiro", completa Willian, que nunca teve o gosto de ser campeão e é um dos jogadores que entrarão no Pacaembu em busca da glória inédita.



No Vasco, o prata da casa Felipe tem a chance de conquistar o tricampeonato brasileiro. Criado no clube de São Januário, o habilidoso meia canhoto de 34 anos, ainda era lateral esquerdo e novato quando levantou a taça em 1997, ano em que Edmundo brilhou. Em 2000, na Copa João Havelange, Felipe mais uma vez sagrou-se campeão brasileiro.

Outro atleta experiente do atual elenco cruzmaltino que vai em busca do tri pelo próprio clube é o meia Juninho Pernambucano. Apesar de estar fora do clássico com o Flamengo por suspensão, o Reizinho, hoje com 36 anos, também era peça importante nas equipes que levaram os títulos em 1997 e 2000.

"Lógico que sonhamos com o título a cada dia. Para mim seria um sonho poder ser novamente campeão brasileiro pelo Vasco. O Vasco tinha perdido a sua credibilidade com a torcida pelos anos sem título, mas agora isso mudou", disse Juninho, em entrevista recente.

Com uma lesão no pé, o atacante Éder Luís está fora do jogo decisivo, mas deu importante contribuição na campanha vitoriosa do Vasco e pode garantir o seu segundo troféu do Brasileirão, repetindo o feito de 2008, quando defendia o São Paulo. Também pelo tricolor paulista, o atacante Leandro foi campeão nacional em duas oportunidades, em 2006 e 2007. O quinto elemento vascaíno que já sentiu o gosto do título brasileiro é Márcio Careca. Apesar de atuar pouco, o lateral esquerdo estava no elenco do Santos que conquistou a taça em 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário